DANIELE FONTES FERREIRA BERNARDES

Fonoaudióloga, fundadora e proprietária da Fono Santé. Doutoranda pela FOB-USP, Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em motricidade orofacial pelo CFFa e membro fundador da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial - ABRAMO.

Eletromiografia e Biofeedback na Fonoaudiologia

Miotec Entrevista a Fonoaudióloga Daniele Fontes

Daniele Fontes Ferreira Bernardes é graduada em Fonoaudiologia.
Especialista em Motricidade Orofacial pelo CFFa.
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
É docente de cursos de Especialização em Motricidade Orofacial, como: Cefac, IDE – Recife, Fortaleza e Salvador.
Atuação clínica em Motricidade Orofacial com ênfase nas áreas de Paralisia Facial Periférica e Estética da Face. Pioneira no uso de Biofeedback Eletromiográfico de Superfície na fonoterapia


 

1) Você é uma das profissionais pioneiras na utilização da eletromiografia e biofeedback na área de fonoaudiologia no Brasil e vem utilizado os equipamentos da Miotec desde 2005. Fale-nos um pouco sobre seu trabalho ?
Quando iniciei o uso da eletromiografia há 10 anos, pouco se conhecia a respeito desta tecnologia dentro da fonoaudiologia. Por isso achei necessário desenvolver minha pesquisa de mestrado associando a eletromiografia à avaliação clínica dos pacientes. Iniciei pesquisando para depois usar a eletromiografia em minha prática clínica.

2) Como você vê a evolução do uso desta tecnologia nos últimos 10 anos?
A tecnologia em geral agregou muita pesquisa e conhecimento em todas as áreas profissionais. Há alguns anos pouca tecnologia era usada nas avaliações e terapias fonoaudiológicas. Atualmente observo que a maioria dos colegas utiliza a tecnologia como os softwares, apps, skype, eletromiografia entre outras em seu dia a dia. Acredito que este é o grande desafio para um profissional se manter atualizado; trazer a tecnologia para sua clínica diária, nas pesquisas e ensino, no caso de docentes.

3) Na Fonoaudiologia a utilização da eletromiografia de superfície é considerada recente, e teve como objetivo auxiliar no diagnóstico e terapêutica dos distúrbios motores orais, nas alterações da deglutição, mastigação e fala. Normalmente a eletromiografia é utilizada na avaliação e o biofeedback no tratamento. Fale-nos um pouco mais sobre aplicação desta ferramenta na fonoaudiologia.
A eletromiografia é um exame objetivo que agrega informações precisas quando associado à avaliação clínica fonoaudiológica. Esta associação trará um melhor diagnóstico e irá nortear o tratamento fonoaudiológico. Utilizo o exame na avaliação, depois com 12 sessões de terapia realizo o exame novamente para comparar e avaliar o caso. O exame também deve ser utilizado na alta do paciente. Já o biofeedback é um recurso terapêutico muito inovador nas terapias fonoaudiológicas. Observo que a aprendizagem de novos padrões neuromusculares e novas funções orofaciais é facilmente adquirida com este recurso. Através do biofeedback o paciente pode aprender a contrair os músculos hipotônicos, monitorar a contração muscular, relaxar os músculos hipertônicos, minimizar as sincinesias nos casos de sequelas de paralisia facial periférica; além de automatizar esse novo aprendizado de uma forma rápida e efetiva.

4) A Funcional em Curso, em parceria com a Miotec, promove o “CURSO APLICADO AS DISFUNÇÕES OROFACIAIS” que tem como objetivo instruir o aluno quanto aos equipamentos e técnicas utilizadas na avaliação e tratamento das disfunções orofaciais. O primeiro curso será ministrado por você em abril deste ano. Qual a importância e o que será abordado nestes 3 dias?
A procura dos profissionais pelas técnicas de eletromiografia e biofeedback vem crescendo a cada dia. Toda nova técnica deve ser estudada e vivenciada antes de ser utilizada nos pacientes. Este curso aborda desde as noções básicas da eletromiografia e do biofeedback, realização da avaliação eletromiográfica, confecção de relatórios de avaliação e montagem de protocolos de biofeedback para ser usado nas terapias fonoaudiológicas. É um curso teórico-prático no qual o aluno é capacitado a utilizar as novas tecnologias de eletromiografia e biofeedback.

5) Utilize este espaço para considerações finais:
Todos os dias em minha clínica utilizo o equipamento Miotool, seja na avaliação através da eletromiografia, ou na terapia, através do biofeedback. Afirmo que essa tecnologia trouxe maior credibilidade para meu trabalho, assim como uma grande satisfação em ser uma profissional atualizada.

A fonoaudióloga Daniele Fontes participou do programa Viver é melhor na TV Boa Vontade junto com a médica otorrinolaringologista dra. Raquel Salomone. A entrevista foi feita pela apresentadora Camila e o tema foi a Paralisia Facial Periférica, desde a causa até o tratamento fonoaudiológico adequado.

► Clique na imagem abaixo para assistir:

MARIA CECÍLIA DE O. SERAPIÃO

Fonoaudióloga da equipe Fono Santé. Área de atuação: linguagem oral, fala, linguagem escrita.

VIVIANE DEGAN

Fonoaudióloga da equipe Fono Sante Área de atuação: pesquisa científica, cursos e Sante Baby.

Olá! Podemos ajudar?

Política de Privacidade